quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os benefícios do amaranto

Meninas, vocês já ouviram falar no amaranto??


Eu não sabia o que era até minha nutricionista incluir na minha dieta, ela me informou que é um cereal bastante nutritivo, usado para baixar colesterol, pressão arterial (muito me interessa) e também auxilia em processos de emagrecimento. Fiquei curiosa pra experimentar e corri no supermercado pra comprar.




 

Minha nutricionista indicou que eu usasse o amaranto na salada de frutas ou no suco, mas também pode ser ingerido puro antes das refeições. O sabor do Amaranto não é tão forte, quando faço vitamina de frutas ele passa desapercebido.

Estou bem feliz com os resultados, realmente me sinto mais satisfeita após as refeições.


Vamos conhecer um pouco sobre os benefícios do amaranto.



A matéria abaixo é do Jornal Hoje

 "Há mais de 60 espécies de amaranto. Um deles já é estudado por pesquisadores da Unicamp há mais de oito anos. E os estudos já descobriram que na composição química, o amaranto se assemelha a uma combinação muito conhecida pelo o brasileiro... O arroz com feijão.

É isso mesmo: do feijão. Ele tem a proteína, na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz, ele tem os aminoácidos. Moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.
As pesquisas revelaram ainda que o amaranto é um alimento funcional. Os pesquisadores usaram os grãos na dieta de voluntários que apresentam, pelo menos, três fatores de risco à saúde. Todos tinham elevação da pressão arterial, colesterol e resistência à insulina. Eles passaram a consumir 30 gramas do grão por dia. No fim de um mês, todos apresentaram redução nos índices medidos e também apresentaram melhora no funcionamento do intestino.
No Brasil, há poucos pontos de venda do amaranto. Ele geralmente é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Pode ser cozido como qualquer cereal ou misturado a outros alimentos, em qualquer refeição do dia.
A nutricionista Mitzi Trabbold nos ajudou a montar um cardápio especial. O suco de frutas foi enriquecido com duas colheres de farinha de amaranto. A sopa de legumes levou grãos amaranto.
Já a metade da farinha de mesa usada para fazer a farofa foi substituída por flocos de amaranto e além de deixar a alimentação mais nutritiva, o grão não interfere no sabor dos alimentos e o melhor, segundo Mitzi, é que não há contra indicações para o consumo.
RECEITAS COM AMARANTO
AMARANTO COZIDO
1 porção de amaranto para 2 de água, 1 pitada de sal.
cozinhe em fogo baixo por 12 minutos.
SALADA COM AMARANTO
Colocar o amaranto cozido, juntar alface, tomate cereja, cenoura ralada, e temperar com manjericão, sal, suco de limão e sal a gosto.
SOPA DE AMARANTO
1 copo de amaranto, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher
de orégano e pimenta a gosto.
Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adiciona água ou caldo de legumes,
adicionar amaranto e deixar cozinhar ate os legumes ficarem macios. Adiciona o orégano, sal e pimenta a gosto.
SUCO ENRIQUECIDO COM AMARANTO
- suco de 1 laranja
- 1 ½ mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
- gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino."

5 comentários:

  1. ola passei só para te desejar um ótimo dia beijo ke .

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Bem legal essa matéria, nunca tinha ouvido falar!! Eu tomo todos os dias a semente de chia que também é muito benéfica e auxília no emagrecimento! Se tiver interessada coloquei uma matéria com um vídeo do jornal hoje lá no meu blog! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. que legal ,vou correndo comprar o meu,obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    Vim retribuir a visita e adorei seu blo, é lindo.

    Gostei da materia do amaranto e vou se acho.

    Um super beijo e estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  5. a minha mãe compra tanto grão natural que é bom pra um monte de coisas e eu ainda não consegui comer quase nada além da linhaça...rs

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz!!!